gRUPO aME
DEPENDÊNCIA QUÍMICA!
ATENDIMENTO 24 HORAS.
O que é dependência química?
A dependência química é um transtorno que ocorre no organismo por conta do uso de drogas. Trata-se de uma doença que ocorre quando um usuário já não pode mais conviver sem determinadas substâncias, pois mente e corpo podem criar uma dependência delas para sobreviver.
Isso acontece, sobretudo, porque essas drogas liberam dopamina para o cérebro, no núcleo chamado de accumbens. A substância então, gera prazer para o indivíduo, de modo que o usuário desenvolve a necessidade de utilizar essas drogas em seu cotidiano.
Ocorre ainda o chamado down regulation, que é a diminuição da neurotransmissão dopaminérgica nas pessoas que usam drogas quando não estão fazendo uso dessas substâncias. Assim, é necessário que doses cada vez maiores sejam tomadas para causar o mesmo efeito.
Quais são as principais drogas?
Existem diversas substâncias que podem causar dependência química, mas algumas das principais em nossa sociedade ocidental são o álcool e o cigarro, além das drogas ilícitas, tais como a maconha, o crack, a cocaína, a heroína, entre muitas outras.
Obviamente, existem substâncias que são mais rapidamente nocivas para o organismo, mas qualquer tipo de droga pode causar a dependência em seus usuários. Essa teoria faz com que as pessoas que consumam bebidas alcoólicas ou que fumem também sejam vistas como dependentes químicas, sendo necessária a submissão a tratamentos para controlar o vício.
Também podem ser consideradas dependentes químicos os pacientes que têm dificuldades para cortar ou reduzir o uso de determinados tipos de medicamentos, como os ansiolíticos.
São comuns os casos de pessoas com problemas de depressão e outras patologias da mente que necessitam do uso de medicamentos por um período, mas que acabam com dificuldades de abandonar a medicação.
